Dólar Bitcoin Ethereum
Weather Data Source: Weather Rio de Janeiro
Topo
Cisto no Ovário
Cisto no Ovário

Cisto no Ovário

Questão que ainda causa muitas dúvidas para mulheres, o cisto no ovário é mais comum do que se pode imaginar. Trata-se de um acúmulo de líquido que forma pequenas bolsas dentro do próprio ovário.

A descoberta de um cisto não deve ser motivo para pânico. Segundo o ginecologista e diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE), Dr. Marcos Tcherniakovsky, eles são comuns, e podem aparecer - e desaparecer - sem a exigência de cirurgia.
"Embora a maioria dos cistos sejam benignos, uma pequena porcentagem pode ser maligna. A remoção cirúrgica deles, muitas vezes, é a única maneira de saber com certeza se o cisto é maligno”, explica o Dr. Marcos.

Os anticoncepcionais, tidos antes como vilões, podem ser grandes parceiros na saúde no trato com a questão.
"Hoje os anticoncepcionais são considerados até os mocinhos da história, porque quando usa o anticoncepcional o ovário fica em repouso, ela não vai ovular. Esses anticoncepcionais, principalmente hormonais, injetáveis, são considerados anovulatórios. Portanto, se tenho esse ovário não ocasionando ciclo, a ovulação, a tendência é que não tenha cisto."
Para o Dr. Tcherniakovsky, mais importante do que identificar a presença de um cisto, é necessário compreender quais são suas características - se aparecer em uma mulher já está na menopausa, ou então em uma adolescente que ainda não menstruou, por exemplo, é sinal que uma investigação maior deve ser feita. É muito mais comum que ele seja identificado entre a primeira e a última menstruação.
"Cistos depois da menopausa precisam ser investigados, porque a mulher já tem falência hormonal, e se ele permanece, muito provavelmente não tem característica hormonal. Nas adolescentes e crianças não são comuns, mas pode aparecer. Tem cistos ocasionados pela genética, por parte embrionária. São mais raros, mas podem acontecer", afirma.

Sintomas e Tratamento

O médico afirma que grande parte dos cistos são assintomáticos, mas alguns desconfortos podem aparecer e contribuir com o diagnóstico.

"A principal característica são as dores na região pélvica, ou dores no período ovulatório. Se a paciente tiver endometriose, causa um pouco mais de dor. Se ele for grande, pode pressionar a bexiga e causar dor ao urinar, ou cólica ao evacuar."

O diagnóstico é feito no consultório, mediante os exames de rotina e da conversa entre o médico e o paciente.

"O exame físico, de toque, é muito importante, onde a gente pode perceber o ovário aumentado. O ultrassom é um dos exames principais, além da ressonância, que vê muito bem o cisto e suas características. Um bom exame físico e um exame radiológico ou ultrassom já dá uma característica do cisto", explica.

"Cabe ao médico deixar a paciente tranquila, explicar o que vem a ser o cisto, e informar que não é nenhum problema desde que faça um acompanhamento mais de perto".

Fertilidade

Vale lembrar que o aparecimento de cistos não necessariamente significam que a fertilidade da mulher está comprometida, mesmo quando a cirurgia é indicada.

"Os cistos funcionais não atrapalha. Há sim, cistos que comprometem o tecido do ovário, que dominam o tecido e ela não consegue ovular, como quando ela possui endometriose. Mas cada caso é analisado de forma individual e observado", explica.

"Hoje, indicamos, caso seja necessário, uma abordagem cirúrgica, e uma maneira minimamente invasiva é a videolaparoscopia. Com esse procedimento, é feita a introdução de um canal óptico pelo umbigo, o que amplia as imagens durante o procedimento, para retirar os cistos mantendo os ovários e preservando ao máximo a fertilidade e o retorno a qualidade de vida em casos de dores incapacitantes."

Fonte: ig.com.br

Related Articles

Ressaca X Ansiedade
Ressaca X Ansiedade

Ressaca X Ansiedade

Be Magic Fest
Metal nacional na zona oeste do Rio
AMD RYZEN 7000
Novo Processador AMD
Jude Bellingham
Manchester United define jovem da seleção inglesa
Ressaca x Ansiedade
A ressaca pode causar ansiedade.
Aplicativos

Terça, 14 Junho 2022 00:53

Telegram Premium O Telegram vai lançar neste mês o Telegram Premium, confirmou...

Entretenimento

Domingo, 26 Junho 2022 17:00

Bangu terá o Be Magic Fest, maior festival de metal nacional na Areninha...

Seja Bem vindo(a)
PortalRioeste

Estamos trabalhando todos os dias para melhor esperiência dos nossos usuários. Fique atento para novas atualizações!

Direita
Saúde

Terça, 14 Junho 2022 00:41

Você sabia que ressaca pode causar ansiedade? É a ansiedade de ressaca...

Formula1

Terça, 14 Junho 2022 00:45

Verstappen leva GP do Azerbaijão com tranquilidade após abandono da Ferrari....

Futebol

Terça, 14 Junho 2022 00:36

Manchester United define jovem da seleção inglesa como prioridade para janela...

Doenças

Terça, 14 Junho 2022 00:31

Cisto no Ovário Q uestão que ainda causa muitas dúvidas para mulheres, o cisto...